Governo de Minas Gerais: Anastasia x Zema

,
Foto: Reprodução/O Tempo

por Caroline Crovato

No próximo domingo, dia 28 de outubro, a população mineira volta às urnas para determinar, no segundo turno, quem será o governador do estado por 4 anos. Os resultados divulgados durante o primeiro turno, indicaram, para muitos, uma surpresa, por decidirem levar à disputa um candidato conhecido pelo eleitorado mineiro e outro estreante para o cargo.

Os candidatos escolhidos para o segundo turno foram o empresário Romeu Zema (Novo), totalizando 4.138.967 votos válidos (42,73%) e o ex-governador, Antônio Anastasia (PSDB), com 2.814.704 votos (29,06%).

O cenário político de intenção de votos ao Romeu Zema, que até então aparecia nas pesquisas em terceiro lugar, mudou na reta final da campanha, devido ao comparecimento do candidato no debate realizado pela TV Globo, cinco dias antes das votações. Além disso, acredita-se que seu crescimento também foi decorrente do apoio a João Amôedo, candidato à Presidência pelo Novo, e a Jair Bolsonaro, pelo PSL.

Essa reviravolta tirou da disputa o atual governador, Fernando Pimentel e deixou Antônio Anastasia para enfrentar o empresário. O professor formado pela UFMG, advogado e político do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é natural de Belo Horizonte e tem 57 anos. Ingressou na vida pública durante a gestão de Hélio Garcia, em 1991, desempenhando cargos de secretário-adjunto de Planejamento, secretário de Cultura e presidente da Fundação João Pinheiro. No período entre 2010 a 2014, Anastasia tornou-se governador de Minas Gerais, vencendo as eleições no primeiro turno, com propostas de  criar redes entre o Estado, a sociedade civil organizada e a iniciativa privada, além de melhorar a qualidade de vida, dos indicadores sociais do Estado e aumentar a renda da população.

Agora, em 2018, o cenário político não está sendo tão “fácil” como há 4 anos. Romeu Zema é da cidade de Araxá, no Triângulo Mineiro, tem 53 anos e é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. Em 1991, assumiu o comando das Lojas Redes – empresa de acessórios, peças e lubrificantes automotivos, com  foco principal em cidades com menor concorrência e mais produtos acessíveis. Atualmente existem 430 lojas espalhadas pelo Brasil e seu faturamento, em 2012, chegou à 980 milhões de reais sendo considerada a quarta maior rede em número de lojas e 12ª maior em vendas.

Romeu Zema decidiu ingressar na política pela primeira vez e Minas Gerais escolherá entre um candidato já reconhecido ou entre o empresário “outsider”. O termo refere-se àquele que é de fora da elite política do país, ou seja, o que pretende agir de modo diferente a tudo o que se vê na política atual, principalmente durante o exercício da gestão; o antipolítico tradicional.

Segundo o professor na Faculdade de Comunicação da UFJF e cientista político, Paulo Roberto Figueira Leal, em momentos de crise, sejam eles políticos ou econômicos, nos quais cresce a descrença nas instituições, é comum que apareçam candidaturas que se apresentem como antissistema e antipolítica.

O cientista político destaca que isso não é algo inédito e recente, ou que caracteriza somente a candidatura de Zema. Fernando Collor, em 1989, construiu essa persona para si nas eleições presidenciais daquele ano. Mais recentemente, foi com esse discurso de não político que João Dória, em São Paulo e Alexandre Kalil, em Belo Horizonte, se elegeram prefeitos em 2016. Nas eleições de 2018, o mesmo fenômeno é visto no segundo turno com Zema em Minas Gerias ou Wilson Witzel, no Rio de Janeiro.

O cenário político está sujeito a sofrer mudanças repentinas, como já visto no primeiro turno para governador de Minas Gerais. Paulo Roberto afirma que o esperado seria a população agir com ceticismo nas urnas: “Alguém que se elege com o discurso da antipolítica, com frequência tem que trair o seu eleitor já no dia seguinte da eleição – afinal, governar no sistema democrático é necessariamente fazer política”, ele completa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s