Exercício na palma da mão

por João Guilherme Santos

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Numero de downloads dos aplicativos de exercícios em casa aumentou nos últimos meses

O advento tecnológico torna os seres humanos cada vez mais dependentes de aparelhos e artifícios eletrônicos como notebooks, tablets e smartfones. Um reflexo da grande utilização desses recursos é o número de aparelhos celulares no Brasil, que chega a 234,7 milhões (112,21 aparelhos a cada 100 habitantes), segundo dados da ANATEL. A praticidade e o conforto de ter o que você precisa na palma da mão é um fator a ser considerado como causador dessa procura, pois as rotinas se tornam cada vez mais cheias e a vantagem de se criar uma conta no banco enquanto está preso no trânsito, por exemplo, é muito atrativa.

Os bancos online são somente uma, das milhares de novidades que chegam nas mãos da população a cada dia. Um serviço que já é muito utilizado é o de aplicativos que orientam as pessoas em exercícios físicos funcionais em qualquer lugar, sem a necessidade de aparelhos ou equipamentos e de forma gratuita. À primeira vista, estes apps parecem ser ideais, mas alguns profissionais da área advertem para alguns pontos. Sânzio César é educador físico e atua no mercado. Ele diz que os consumidores destes aplicativos devem se atentar à individualidade biológica, que diz respeito a características exclusivas que cada ser humano tem e que devem ser levadas em conta na hora de praticar exercícios. No caso dos aplicativos e das listas de exercícios disponibilizadas online, as séries e os exercícios não são exclusivos e projetados para um biotipo “padrão”, o que gera grande risco de lesões ou de problemas a longo prazo.

Um dos usuários destes aplicativos é o estudante Caio José, que leva em média 1 hora por dia  para se exercitar. Ele conta que optou por esta opção de orientação por causa da praticidade de fazer os exercícios em casa e também pela questão financeira, já que a maioria dos aplicativos é gratuito e as academias têm mensalidade.

Tendo em vista as demandas de exercícios físicos, de acordo com Sânzio, várias academias já contam com opções de atividades rápidas, especiais para quem tem pouco tempo no seu dia.

Treino em Casa

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Página inicial do aplicativo

Um dos aplicativos mais conhecidos, no meio dos exercícios, é o Exercícios em Casa, disponível para Android e IOS. De acordo com os desenvolvedores do app, ele conta com exercícios para o abdômen, peito, pernas, braços e glúteos, bem como exercícios de corpo inteiro, sem a necessidade de aparelhos e equipamentos.

No primeiro acesso ao aplicativo, alguns dados básicos são coletados, como o peso e a altura, além da definição de uma meta de perda ou ganho de peso. Depois do preenchimento dos primeiros dados, o usuário é encaminhado à página principal do aplicativo, denominada Plano de Treinamento.

No topo do Plano de Treinamento o usuário tem acesso rápido ao seu relatório de progressão no uso do aplicativo, com o número de treinos realizados, o número de calorias perdidas e o tempo total (em minutos) gastos pelo usuário em exercícios com a ferramenta. Seguindo com a navegação pela página inicial, pode-se observar uma área destinada à metas semanais, estipuladas pelo próprio consumidor do app. Logo abaixo das metas, estão propriamente às janelas que dão acesso aos exercícios. São diversas subdivisões de acordo com o desejo de cada pessoa: a primeira é a janela com exercícios para o “corpo todo” e, em seguida, os exercícios para a parte inferior do corpo, sendo estes dois primeiros, classificados como desafio 7×4 (7 dias por 4 semanas), ou seja, são metas mensais. Navegando pela interface do programa, ainda, vê-se as abas de entrada para os exercícios de diversas partes do corpo, como por exemplo: peito, abdômen, braço, braço, costas e pernas; todos eles divididos entre iniciante, intermediário e avançado – o que se refere ao nível de dificuldade do treinamento.

Depois da escolha do exercício, o usuário é encaminhado a uma página que contém informações simples sobre a realização do exercício, um pequeno vídeo demonstrando a prática e um contador de tempo, que alterna entre momentos do exercício e de descanso na sequência.

Se você pretende iniciar ou se já tem o hábito de praticar exercícios, é muito importante que conheça os limites do seu corpo e que não faça nada que ele não suporta.

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