O encanto dos Coros – Festcoros 2018

 Por Letícia Nunes

O maior evento da música coral no Brasil aconteceu no último fim de semana aqui em Juiz de Fora – MG: Festival Internacional de Coros. Como o próprio nome diz, conta com a participação de grupos de coros do país e do mundo, ao todo mais de 50 apresentações dos 17 grupos participantes e mais de 20 mil pessoas encantadas com os concertos. O evento está em sua vigésima quarta edição e ele acontece todo ano no mês de setembro na cidade.

 

Realizado durante uma semana, conta com várias apresentações em diversas cidades da região, como Lima Duarte, Leopoldina, Guarani, Argirita, Maripá de Minas, Chácara, Coronel Pacheco e Rio Novo. Não somente em teatros, as apresentações acontecem também em igrejas, universidades, escolas, shoppings e centros comerciais. Os concertos de abertura e encerramento acontecem no Cine-Theatro Central em Juiz de Fora.

O Coro Acadêmico da UFJF foi um dos grupos que marcou presença no festival e se apresenta pelo quarto ano consecutivo. O grupo realizou duas apresentações, a de sexta-feira (28) foi na Igreja do Rosário, onde cantaram uma música autoral do seu maestro e professor Willsterman Sottani, a segunda aconteceu no sábado (29) no Cine Theatro Central com direito à percussão corporal.

popopo

Willsterman contou a importância da participação de seus alunos em um festival tão grande. Segundo ele, “a experiência e a técnica de palco é muito importante para os estudantes”. O maestro explicou também em quais aspectos essa experiência proporciona evolução para o grupo: “Espacialização, presença e confronto”. A primeira se refere ao posicionamento em um palco; a segunda à concentração durante a apresentação em um lugar tão importante e com tantos espectadores; e por último, ele se refere à iluminação do palco, pois a iluminação vem de frente, o que pode dificultar a leitura da partitura.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s